Ir para conteúdo

Quase 50 municípios participam de evento online de Cidades Digitais da Região de Araçatuba

Pandemia vem acelerando a inovação na administração pública municipal; Os exemplos apresentados de Araçatuba, Birigui, Marília e Santa Fé do Sul demonstram a importância cada vez maior das Tecnologias da Informação e Comunicação na prestação dos serviços públicos com eficiência

Webinar Araçatuba

OUÇA O ÁUDIO

Gestores públicos de quase 50 municípios participaram na manhã desta quarta-feira (14) do Webinar das Cidades Digitais da Região de Araçatuba, evento promovido pela Rede Cidade Digital (RCD) para tratar sobre o uso de tecnologia na administração pública municipal.

Os exemplos apresentados de Araçatuba, Birigui, Marília e Santa Fé do Sul demonstram a importância cada vez maior das Tecnologias da Informação e Comunicação na prestação dos serviços públicos com eficiência. “A tecnologia agora mais do que nunca passou a ser fundamental. Quando falamos de cidade digital, estamos falando também das cidades conectadas para que sejam implantadas ferramentas voltadas para a inteligência municipal e a Saúde e a Educação, que mais inovaram neste momento de pandemia, trouxeram outros setores para o novo cenário que se desenha”, disse o diretor da RCD, José Marinho.

O secretário de Desenvolvimento Econômico, Trabalho, Agroindústria e Turismo de Araçatuba, Marcelo Astolphi Mazzei, disse que a meta da cidade, polo de uma região que abrange 43 municípios, é colocar todos os serviços da Prefeitura na palma da mão do cidadão. “Estamos utilizando uma aplicação de gestão de documentos e fazendo um trabalho de conscientização do nosso servidor. Todos os processos aos munícipes serão digitais e de tramitação virtual”, lembrou o secretário sobre a gestão eletrônica de documentos iniciada na Saúde e Educação do município.

Santa Fé do Sul vem inovando com a criação de uma usina de energia solar. O secretário de Planejamento, Willyan Milan, conta que com o projeto inicial foram colocados 1.200 painéis solares para o fornecimento de energia limpa nos prédios públicos, gerando economia aos cofres municipais. “Buscamos sempre avaliar qual o impacto econômico, financeiro e o impacto ambiental das nossas ações. Uma vez que o município consiga reduzir esses custos há possibilidade de investir em áreas estratégicas. A região Noroeste (de SP) tem uma intensidade de sol muito grande e que deu uma percepção que iríamos economizar algo em torno de R$450 mil por ano”, explica Milan.

O secretário de Planejamento e Finanças de Birigui, Fábio Vieira, lembra que a crise do novo coronavírus é o momento de se criar oportunidades nas cidades. “Houve uma necessidade de mudança e foi muito bom para todos nós, apesar da dificuldade”, observou Vieira sobre o trabalho remoto e utilização de sistemas em nuvem.

Seguindo o conceito de cidade inteligente, o secretário também ressaltou o uso dados estratégicos para tomada de decisão a partir do georreferenciamento feito inicialmente para aumentar a arrecadação municipal. “Aproveitando esse mapa com várias camadas de informações foram feitas várias realocações. Esse programa nos dá essa possibilidade de ver onde estão os nossos alunos, a residência x o seu local de estudo ou na área da saúde, adaptar a outra UBS. Isso foi muito bacana no ano de 2020, perceber essas mudanças e enquadrar o cidadão”, destacou Vieira.

Outro exemplo de destaque do encontro virtual desta quarta é Marília, cidade polo no Centro-Oeste Paulista. Segundo o secretário de Tecnologia da Informação, Eduardo Yamamoto, Marília deve iniciar ainda neste ano a implantação do Sistema Eletrônico de Informação (SEI), do governo federal. “É algo que vai ser muito importante para o município na finalização dos papéis e na desburocratização”, adianta.

A comunicação direta e rápida com a população na pandemia foi outra preocupação da cidade.  Yamamoto destaca o uso de inteligência artificial e novos canais de relacionamento com o cidadão. “As secretarias que possuem atendimento presencial optaram por entrar para o atendimento web via WhatsApp para prover o atendimento de forma prática ao contribuinte”, acrescentou.

O Webinar das Cidades Digitais da Região de Araçatuba estará disponível na íntegra no canal da TVRCD a partir desta quinta-feira (15): https://youtube.com/redecidadedigital. O evento teve a parceria da S. Clara Comunicação, Sonner, Geolux, Fibra Óptica Rio Preto e Grupo Assessor.

 

 

Autor: Sharlene Sarti
Fonte: Rede Cidade Digital

COMPARTILHE

Rede Cidade Digital

Rua Marechal Deodoro 252 - Centro

CEP: 80.010-010

Telefone: (41)3015-6812

caracteres restantes