Ir para conteúdo

Rede Cidade Digital chega a 50 eventos online na pandemia e mais de 1800 Prefeituras participantes

50 Eventos Online

OUÇA O ÁUDIO

Nesta terça-feira (1º. de junho), com a realização do Webinar das Cidades Digitais do Sudoeste Paranaense, a Rede Cidade Digital chegou a marca de 50 eventos online promovidos durante a pandemia e mais de 1800 Prefeituras participantes.

Toda terça-feira, às 10 horas, prefeitos, gestores e servidores municipais, de diferentes regiões do país, se encontram no palco virtual da RCD para trocar experiências e ter acesso ao universo das cidades digitais, conectadas e inteligentes, impulsionado pela pandemia do novo coronavírus que acelerou a necessidade de transformação digital dos serviços públicos.

“O que a Rede Cidade Digital fazia presencialmente, agora faz no virtual: trata do uso de tecnologia no aprimoramento dos serviços públicos e o mais importante que é a implantação de políticas públicas que impactem positivamente na vida das pessoas”, observa o diretor da RCD, José Marinho.

Já são 10 Estados sedes: Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, São Paulo, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Bahia e mais recentemente para Prefeituras do Rio de Janeiro, Espírito Santo e Pernambuco.

Neste mês de Junho, o Ceará é mais um Estado que passa a receber o Webinar das Cidades Digitais. Será no dia 15 de Junho para tratar da modernização dos municípios da Grande Fortaleza. “O online vem possibilitando levar informação de qualidade a muito mais pessoas. São encontros que mostram como as Prefeituras têm investido em tecnologia, as políticas públicas de diversos Ministérios e Governos Estaduais que podem contribuir com o processo de digitalização do setor público e soluções disponíveis, ferramentas imprescindíveis nesse momento para gestão e condução das cidades”.

A TVRCD, o canal da Rede Cidade Digital no YouTube, já conta com uma galeria de informações e soluções que podem ser consultadas pelas Prefeituras do país. “Os exemplos mostram uma diversidade de iniciativas que foram adotadas, principalmente neste momento de isolamento social, trazendo um alerta para as Prefeituras que não davam a importância necessária ao setor de Tecnologia da Informação. Aquelas que estavam mais bem preparadas saíram à frente e não tiveram grandes dificuldades para avançar neste momento. É um caminho sem volta”, destaca Marinho.

De norte a sul do país, diversas Prefeituras se preparam e buscam a aplicação do conceito de uma cidade inteligente. O diretor de TI de Criciúma (SC), Tiago Ferro Pavan, ressalta que o setor de tecnologia de informação permeia todos os setores da administração municipal e deve ser utilizado como uma área provedora de soluções para as cidades. “É demonstrar a importância da tecnologia e como ela faz parte do nosso dia a dia, desde o nível mais operacional até o nível mais estratégico”, observa.

Veja o que dizem gestores municipais:

Já uma efetiva transformação digital, acrescenta Pavan, passa pela mudança de cultura no setor público. “Em relação a pessoas, processos e à tecnologia. Para que haja transformação digital nós precisamos de processos muito bem definidos e estruturados dentro das nossas organizações, precisamos cada vez mais de pessoas comprometidas e engajadas, e aí sim a tecnologia vai ser um meio, para que a gente alcance realmente soluções inovadoras que entreguem resultado”, analisa.

Outro ponto impulsionado pela pandemia foi a oferta de serviços online, que também fez com que as Prefeituras olhassem para a necessidade de se investir na inclusão não apenas digital, mas social.

Para o diretor presidente da Empresa de Informática e Informação de Belo Horizonte (Prodabel), Leandro Garcia, investir em projetos de inclusão digital é um eixo fundamental nas cidades que trabalham para se transformar em inteligentes.

“Seja incluindo as pessoas que vão precisar acessar os serviços que foram migrados para o online, seja como possibilidade de gerar trabalho e renda. A pandemia mudou o rumo e as possibilidades da tecnologia. À medida que as coisas migram para mundo digital, quem está fora dele está fora de muito mais coisas. Essa importância da inclusão digital tem aumentado e a tendência é aumentar ainda mais. Você não pode deixar mais as pessoas de fora”, destacou o diretor presidente da Prodabel. 

Acesse a TVRCD e conheça as tecnologias implantadas nas Prefeituras do país

 

 

 

 

 

 

Autor: Sharlene Sarti
Fonte: Rede Cidade Digital

COMPARTILHE

Rede Cidade Digital

Rua Marechal Deodoro 252 - Centro

CEP: 80.010-010

Telefone: (41)3015-6812

caracteres restantes