Ir para conteúdo

Rio começa a fazer agendamento por aplicativo de teste para covid-19

covid Rio

OUÇA O ÁUDIO

A população carioca pode agendar teste para a covid-19 por meio de um aplicativo lançado pela prefeitura. Também é possível fazer o agendamento pelo telefone 1746. Por enquanto, o aplicativo Rio Covid-19 só está disponível para iOS (aparelhos da Apple), mas deve ser disponibilizado também para dispositivos com sistema Android.

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, o objetivo é testar inicialmente cerca de 450 mil pessoas na cidade. Apesar disso, a pasta esclarece que não se trata de testagem em massa da população. "[Os testes] serão realizados nas unidades básicas de saúde, seguindo os critérios estabelecidos pela Organização Mundial de Saúde e pelo Ministério da Saúde", disse a secretaria, em nota. "Os testes serão realizados em pessoas com até sete dias do início dos sintomas." Com a testagem e a confirmação dos casos, a administração municipal diz que será feito um rastreamento de contato para tentar conter a cadeia de transmissão da covid-19. "As pessoas vão poder acessar esse teste por me

"As pessoas vão poder acessar esse teste por meio de um aplicativo e do canal de atendimento do 1746, onde quem tiver qualquer sintoma de coronavírus pode se autonotificar, colocar a data do início do sintoma, e, a partir daí, uma equipe da Saúde da Família vai entrar em contato e definir se aquele cidadão precisa ou não realizar o teste", afirmou o secretário municipal de Saúde, Daniel Soranz.

Governo estadual também tem aplicativo para agendar teste Além do aplicativo da prefeitura, os cariocas também podem agendar o teste pela ferramenta lançada no ano passado pelo governo estadual. A Secretaria de Estado de Saúde informou que desde 4 de dezembro foram feitos 24.419 testes do tipo RT-PCR agendados pelo aplicativo Dados do Bem. Os exames são feitos todos os dias da semana das 7h às 19h no Hospital Estadual Alberto Torres e na UPA (Unidade de Pronto Atendimento) Colubandê, em São Gonçalo; no Hospital Regional do Médio Paraíba Dra. Zilda Arns, em Volta Redonda e na UPA Campo Grande II, na zona oeste. São ofertados no total 1.500 testes por dia divididos para as quatro unidades. 

A SES ressaltou que é importante o usuário ficar atento às notificações que chegam no aplicativo e confirmar a presença. Caso não possa comparecer, deve desmarcar o atendimento para que outra pessoa possa ser atendida. Em dezembro, cerca de 47% das pessoas não compareceram ou rejeitaram o agendamento do aplicativo. O programa é complementar à testagem de RT-PCR, que já vem sendo realizada em unidades municipais de saúde, coordenada pela SES. Desde o início da pandemia foram realizados 406 mil testes. 

 


Fonte: Uol (*Com informações da Agência Brasil).

COMPARTILHE

Rede Cidade Digital

Rua Marechal Deodoro 252 - Centro

CEP: 80.010-010

Telefone: (15)99714-0329

caracteres restantes