Ir para conteúdo

Santo André apresenta iniciativas no Fórum de Cidades Digitais da Região de Sorocaba

Evento reúne prefeitos, gestores públicos e empresários na próxima no dia 16 de abril, em São Roque

a84

OUÇA O ÁUDIO

Localizada na Região do Grande ABC, Santo André tem se destacado pelos investimentos e iniciativas em tecnologia e inovação. Um dos seus principais projetos na atualidade é o Pitch Gov, uma iniciativa inteligente e pioneira que visa solucionar os desafios da gestão municipal através de parcerias com startups. As ações do município serão apresentadas pelo secretário de Planejamento e Assuntos Estratégicos de Santo André, Pedro Seno, durante o I Fórum de Cidades Digitais da Região de Sorocaba, que acontece em São Roque (SP), no dia 16 de abril. O encontro, promovido pela Rede Cidade Digital (RCD) em parceria com a Prefeitura de São Roque, reúne prefeitos, gestores públicos, vereadores, academia e empresários para tratar de inovação na administração pública.

De acordo com o secretário, Santo André é a primeira cidade do país a realizar um projeto como o Pitch Gov. Em 2019, após levantar 43 desafios e problemas da administração do município, a Prefeitura abriu um chamamento público convidando startups a trazerem soluções para os problemas do cotidiano da cidade, em 11 áreas temáticas, entre elas segurança, cultura, saúde e esporte. Das 20 startups inscritas, oito foram selecionadas e irão trabalhar durante 12 meses com inovação e inteligência com o propósito de trazer soluções para as demandas do município. 

Seno argumenta que ao final do período, as startups que se mostrarem realmente eficientes e trouxerem ganhos reais para o governo e para a cidade poderão ser contratadas pela Prefeitura através da modalidade de encomenda tecnológica prevista na Lei Federal 13.243/2016, conhecida como Marco Legal de Ciência, Tecnologia e Inovação. Das soluções oferecidas para a área da educação, três se destacam por estimular o desenvolvimento da leitura para crianças digitalmente; o ensino de matemática por meio de jogos eletrônicos e meios que garantam maior segurança e facilidade no transporte infantil para as escolas. "Embora não seja fácil promover inovação no poder público, temos buscado parcerias com startups e empresas de tecnologia para acelerar a transformação do governo, implantando na administração soluções que já se mostraram viáveis inclusive no ambiente privado", destaca Pedro Seno.

Além do Pitch Gov, o município conta com diversas iniciativas tecnológicas. O secretário destaca o videomonitoramento realizado na cidade com 350 câmeras em funcionamento e outras quase 3 mil em processo de instalação; semáforos inteligentes; 300km de conexão em fibra óptica e internet gratuita em 11 praças municipais. “O uso consciente e crescente da tecnologia no poder público contribui diretamente para tornar os governos mais eficientes e aproximá-los do cidadão, além de tornar a gestão mais transparente. Pretendemos em breve criar em Santo André uma legislação municipal de fomento à inovação para que projetos como o Pitch Gov e a adoção de soluções inovadoras sejam efetivamente parte da política pública do município", ressalta Seno. 

Fórum de Cidades Digitais – O encontro, que acontecerá no Hotel Cordialle, em São Roque, visa promover a interação entre gestores da região e impulsionar a modernização dos municípios. As inscrições para o Fórum são gratuitas para servidores públicos, universidades e entidades pelo http://forum.redecidadedigital.com.br/saoroque/. “O objetivo é facilitar o processo de modernização, principalmente, dos pequenos e médios municípios, trazendo para os gestores públicos da região soluções de mercado e casos de sucesso. Isso com a intenção de aproximá-los do que há de mais promissor.”, explica o diretor da RCD, José Marinho. 

O I Fórum de Cidades Digitais da Região de Sorocaba tem o patrocínio ouro da 1DOC, Sonner e green4T; prata da Instar, Sigma Telecom, ALLCOMNET, Secure Gate e SIGCORP; apoio estratégico da Alartron; além do apoio da Associação Brasileira de Empresas de Soluções de Telecomunicações e Informática (Abeprest) e Hotel Cordialle. 

Serviço: 
I Fórum de Cidades Digitais da Região Metropolitana de Sorocaba 

16 de abril, em São Roque
Credenciamento: 8h
Abertura: 9h
Local: Hotel Cordialle (Rua Sotero de Souza, 500 – Centro)
Inscrições gratuitas para servidores públicos, universidades e entidades 
http://forum.redecidadedigital.com.br/saoroque
Informações pelo forum@redecidadedigital.com.br ou pelo (41) 3015-6812
 

Foto: Helber Aggio

Autor: Cláudia Freire
Fonte: Rede Cidade Digital

COMPARTILHE

Rede Cidade Digital

Rua Marechal Deodoro 252 - Centro

CEP: 80.010-010

Telefone: (41)3015-6812

caracteres restantes