Ir para conteúdo

São Bernardo inicia operação de estacionamento rotativo 100% digital

Créditos podem ser adquiridos por aplicativo de celular

ROTATIVO são bernardo

OUÇA O ÁUDIO

Moradores de São Bernardo do Campo (SP) e motoristas que passam pela cidade passam a contar a partir desta quinta-feira (02/01) com sistema 100% digital para estacionar em vagas rotativas instaladas em vias públicas do município. Por meio do aplicativo Estapar Vaga Inteligente, disponível para download nas plataformas IOS e Android, munícipes poderão comprar e renovar pelo próprio celular o tíquete que permite o estacionamento no sistema de Zona Azul, garantindo assim, mais rapidez e comodidade para os usuários.
 
A implantação do estacionamento rotativo 100% digital faz parte do processo de modernização do sistema. A medida foi anunciada pelo prefeito Orlando Morando no fim do ano passado. Na oportunidade, o chefe do Executivo assinou contrato de concessão do serviço junto à empresa Estapar, vencedora da concorrência pública, para operação da Zona Azul Digital de São Bernardo. O acordo é válido por dez anos, podendo ser prorrogado por igual período.

O contrato prevê série de melhorias, dentre elas a instalação, manutenção e conservação da sinalização vertical (placas) e horizontal (pintura do solo) de vias públicas, além da ampliação gradativa do estacionamento rotativo, passando das atuais 2.884 para 4.600 vagas distribuídas pelo Centro e nos bairros  Rudge Ramos, Vila Duzzi, Baeta Neves, Jardim do Mar, Chácara Inglesa e Vila Marlene. Em todas as regiões haverá a garantia do uso de vagas de idoso e deficiente, conforme prevê a legislação.

 “A implantação do estacionamento rotativo 100% digital irá facilitar a vida dos motoristas que não terão mais necessidade de ficar se deslocando para a compra de talões, proporcionando assim, mais comodidade e rapidez para estacionar nas vias públicas. Dessa forma, vamos ter um sistema mais moderno e eficaz, deixando no passado a utilizações dos talões com preenchimento manual”, afirmou o chefe do Executivo.  Com o novo sistema, a concessionária deverá pagar 5% do faturamento ao município, desta forma, possibilitará o incremento na economia da cidade.

TALÕES – Os talões de estacionamento usados anteriormente por motoristas e que ainda estão em circulação poderão ser utilizados normalmente até o dia 31 de janeiro de 2020. Durante este período, funcionários da Estapar estarão espalhados pelas ruas da cidade orientando motoristas referentes ao novo sistema. 
 
A partir de fevereiro, além do aplicativo, motoristas poderão também adquirir tíquetes para estacionar diretamente com funcionários da Estapar. O valor da Zona Azul Digital continua o mesmo: R$ 2 para uma hora e R$ 4 para duas horas. O horário de funcionamento do sistema é de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, e aos sábados das 8h às 14h.

IDOSOS – Ainda dentro do processo de melhorias da Zona Azul Digital de São Bernardo, desde dezembro do ano passado, pessoas acima de 60 anos possuem o direito a gratuidade no uso de vagas exclusivas para idosos do estacionamento rotativo da cidade. A medida proposta pelo prefeito Orlando Morando, por meio de projeto de Lei, foi aprovada por unanimidade, pela Câmara de vereadores.


Foto: Gabriel Inamine/ PMSBC


Fonte: Prefeitura de São Bernardo do Campo

COMPARTILHE

Rede Cidade Digital

Rua Marechal Deodoro 252 - Centro

CEP: 80.010-010

Telefone: (41)3015-6812

caracteres restantes