Ir para conteúdo

São Caetano é a cidade mais sustentável e segunda mais competitiva do Brasil

São Caetano ruas

OUÇA O ÁUDIO

São Caetano é a cidade mais sustentável em relação às práticas de ESG (sigla em inglês para meio ambiente, social e governança) e de ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU) e a segunda mais competitiva do Brasil no âmbito geral, após a divulgação da segunda edição do Ranking de Competitividade e Sustentabilidade dos Municípios, na última semana.

O município foi avaliada junto as demais 411 cidades brasileiros com mais de 80 mil habitantes, onde vivem mais da metade da população do País. A publicação pode ser encontrada no jornal O Estado de S.Paulo (https://economia.estadao.com.br/noticias/geral,barueri-e-a-cidade-mais-competitiva-do-brasil-segundo-ranking,70003904925) de segunda (22).

“Recebemos honrados e com grande alegria a primeira colocação na premiação do Ranking de Competitividade de Municípios do Centro de Liderança Pública. São Caetano do Sul tem conquistado premiações nas mais diversas áreas, que ajudam a comprovar o êxito das nossas políticas públicas”, afirma o prefeito Tite Campanella.

CLP

Centro de Liderança Pública é uma organização suprapartidária que busca engajar a sociedade e desenvolver líderes públicos para enfrentar os problemas mais urgentes do Brasil. Há 13 anos, trabalha por um Estado Democrático de Direito de fato, que seja mais eficiente no uso de seus recursos e com respeito à coisa pública.

Desde 2008, a organização já ultrapassou a marca de 1.000 cidades impactadas por projetos ou cursos; e tem mais de 300 pessoas na rede de líderes, que já alcançou 24 estados, diferentes partidos políticos e setores da administração pública. Seu trabalho já conquistou mudanças importantes para o desenvolvimento do País, como o fim da cláusula de barreira no sistema eleitoral e a aprovação da reforma da Previdência.

A partir de suas iniciativas online, o CLP já impactou mais de 3,5 milhões de pessoas com seus conteúdos. O Ranking de Competitividade dos Estados, ferramenta que reúne dados para auxiliar gestores públicos a diagnosticar problemas e elencar prioridades, já é utilizado por mais de 20 estados. Todo este impacto é resultado de uma estratégia em que o CLP identifica os problemas mais urgentes do Brasil e os principais atores e líderes públicos em posição de resolvê-los, desenvolvendo soluções em conjunto através de cursos, eventos, seminários e abordagens individuais para que por meio de indivíduos engajados e bem preparados seja possível a construção de um Estado melhor.

PRÊMIOS DE SÃO CAETANO

Por três anos consecutivos (2018 a 2020), São Caetano alcançou a primeira colocação do Ranking da ABES (Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental), conquistando o Selo de Cidade Destaque do Ranking 2020. São 100% de esgoto coletado e tratado, 100% de redes de distribuição de água (todos os imóveis com acesso à água potável), coleta seletiva porta a porta, com atendimento de todos os imóveis uma vez por semana, e coleta de resíduos comum seis vezes por semana, em todos os imóveis.

Com relação à Educação, São Caetano tem o selo Município Livre do Analfabetismo, tendo avançado continuamente na qualidade do ensino. Atualmente, o investimento é na inclusão digital, já que todas as escolas da Rede Municipal de Ensino recebem internet de qualidade, com a instalação de rede de Wi-Fi de última geração: o Wi-Fi 6. São 990 pontos de acesso de rede nas salas de aula e áreas comuns de todas as unidades escolares. Assim, a cidade se prepara para um novo tempo, proporcionando aos alunos os melhores recursos para uma educação integral e inclusiva.

Na Segurança, São Caetano tem o título de cidade mais segura do Brasil, recebida no 7º Connected Smart Cities, ranking que mapeou o País considerando os setores estruturantes para o desenvolvimento de cidades inteligentes. Além disso, destacam-se os baixos índices de homicídios: 7,4 para cada 100 mil habitantes; mortes no trânsito: 3,7 para cada 100 mil habitantes; e o investimento no setor, que inclui o Centro de Gerenciamento de Emergências, inaugurado em 2019, que opera 364 câmeras de monitoramento instaladas em pontos estratégicos. Destaque ainda para a integração das Forças de Segurança e a manutenção de convênios que permitem que policiais e guardas civis municipais atuem em dias de folga (Atividades Delegada e Diferenciada, respectivamente), o que amplia os efetivos nas ruas.

Foto divulgação


Fonte: Folha do ABC

COMPARTILHE

Rede Cidade Digital

Rua Marechal Deodoro 252 - Centro

CEP: 80.010-010

Telefone: (41)3015-6812

caracteres restantes