Ir para conteúdo

São Roque investe para se tornar Cidade Digital

Ações serão apresentadas durante o I Fórum de Cidades Digitais da Região de Sorocaba em março

Detecta

OUÇA O ÁUDIO

São Roque vem investindo em tecnologia para garantir maior eficiência da máquina pública. O município, que sedia no dia 19 de março o Fórum de Cidades Digitais visando fomentar a modernização das Prefeituras na região de Sorocaba, conta com diversos projetos em andamento. Segundo o diretor de Informática de São Roque, Isaías Gomes dos Santos, a meta era tirar do papel os serviços prestados, começando com a aquisição de sistemas de gestão nas secretarias. “Era muito burocrático. Começamos a tramitar no digital algumas situações que eram no papel”, lembra o diretor sobre o trabalho iniciado em 2017. “O controle de estoque da farmácia era manual. Agora tudo é informatizado”, exemplifica. 

Em 2020, São Roque deve entrar para o grupo de cidades digitais no país. Uma licitação está prevista para ser lançada em março para contratação do serviço de fibra óptica, que interligará todas as unidades públicas do município. Com o projeto, destaca o diretor de Informática, a Prefeitura ganhará em agilidade, possibilitando a implantação de outras propostas como a telefonia digital e o fornecimento de internet gratuita em pontos da cidade. 

Outro projeto em andamento no município foca na segurança pública. Na semana passada, São Roque entregou à Guarda Municipal uma central de videomonitoramento, integrada ao sistema DETECTA da Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo, que permite a leitura de placas de veículos em situação irregular. Somado a isso, a iniciativa prevê a integração das câmeras privadas do município. “Com isso vamos ter uma inteligência efetiva”, frisa.

Fórum em São Roque - O diretor de Informática ressalta que o Fórum de Cidades Digitais, marcado para o dia 19 de março, em São Roque, será importante para mostrar aos gestores públicos o que é possível inovar nas administrações municipais de forma acessível. “Os eventos que participei trouxeram ideias possíveis de se implantar em Prefeituras pequenas. Será importante para mostrar o que temos e conhecer ferramentas”, analisa. 

O I Fórum de Cidades Digitais da Região de Sorocaba será realizado no Hotel Cordialle, por meio de uma parceria entre a Rede Cidade Digital (RCD) e a Prefeitura de São Roque. As inscrições são gratuitas para servidores públicos e podem ser feitas pelo http://forum.redecidadedigital.com.br/saoroque. O diretor da RCD, José Marinho, explica que que o encontro favorece a troca de experiências, colocando as Tecnologias da Informação e Comunicação como imprescindíveis para o desenvolvimento socioeconômico das cidades. “Facilita o planejamento das cidades, mostrando exemplos de como a tecnologia pode ser utilizada para resolver os problemas e melhorar a vida das pessoas”. 
O I Fórum de Cidades Digitais da Região de Sorocaba tem o patrocínio ouro da 1Doc e Sonner; prata da Instar e Sigma Telecom; e apoio da Associação Brasileira de Empresas de Soluções de Telecomunicações e Informática (Abeprest) e Hotel Cordialle. 

Serviço: 
I Fórum de Cidades Digitais da Região Metropolitana de Sorocaba
 
19 de março, em São Roque
Credenciamento: 8h
Abertura: 9h
Local: Hotel Cordialle (Rua Sotero de Souza, 500 – Centro)
Inscrições gratuitas para servidores públicos, universidades e entidades 
http://forum.redecidadedigital.com.br/saoroque
Informações pelo forum@redecidadedigital.com.br ou pelo (41) 3015-6812

 

Autor: Sharlene Sarti
Fonte: Rede Cidade Digital

COMPARTILHE

Rede Cidade Digital

Rua Marechal Deodoro 252 - Centro

CEP: 80.010-010

Telefone: (15)99714-0329

caracteres restantes