Instituir a Política Nacional de Implementação de Semáforos Inteligentes e definir diretrizes para a adoção da tecnologia em cidades com mais de 150 mil habitantes. Esse é o tema do PL 3048/2024 que começou a tramitar na Câmara dos Deputados.
De autoria do deputado Clodoaldo Magalhães (PV/PE), o PL diz que as cidades com população superior a 150 mil habitantes deverão, no prazo de até 5 (cinco) anos, instalar e efetivar o uso de semáforos inteligentes em suas vias públicas. O objetivo, de acordo com a matéria, é melhorar o fluxo de trânsito e a qualidade de vida urbana nas cidades brasileiras.
Conforme o PL, consideram-se semáforos inteligentes aqueles que utilizam tecnologias avançadas para monitorar e gerenciar o fluxo de trânsito em tempo real, ajustando automaticamente os sinais de acordo com a demanda e condições específicas do trânsito.
Financiamento
O projeto ainda cria uma linha de financiamento específica pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). O objetivo é apoiar os entes federativos na implementação dos semáforos inteligentes. Ainda segundo o PL, o financiamento deverá contemplar a aquisição de equipamentos, sistemas complementares, serviços de engenharia e demais necessidades para a adoção dos semáforos inteligentes.
O que é um semáforo inteligente?
O semáforo inteligente possui um sistema de controle para veículos, que combina com o semáforo tradicional por meio de sensores. O trabalho ocorre em modo Headway (adaptativo local). Os ajustes nos sinais acontecem independentes e em tempo real.
Alguns novos sistemas de semáforo ajudam a coletar dados, ajustando os sinais ao mesmo tempo. Para se ter uma ideia, o sinal é ajustado conforme o fluxo de tráfego de veículos e o ciclo de tempo.
Outras cidades pelo país já adotaram o semáforo inteligente, como é o caso de Campinas (SP), Macapá (AP) e Recife (PE).
Quais são os benefícios do semáforo inteligente?
O semáforo inteligente permite agir em situações imprevistas, por exemplo, de acidentes ou eventos. Além disso, enquanto o sistema atual de semáforo responde por ciclos pré-programados, o semáforo inteligente permite ajustar as luzes de acordo com o trânsito, para melhorar o fluxo de veículos.
O sistema permite também registrar informações de trânsito com o uso de detectores e câmeras, o que pode auxiliar muito nas análises de fluxo de veículos.
Outra vantagem é a redução de tempo em trânsito e reclamações dos condutores, trazendo economia de tempo aos motoristas e permite também reduzir o consumo de combustível e a poluição emitida pelos automóveis.
Por fim, os novos semáforos são feitos com cabos de alumínio, em vez de cobre. Isso permite diminuir a atratividade para furtos de cabos. Além disso, a central de monitoramento notifica em tempo real, se um semáforo parar de funcionar.
Autor: Portal do Trânsito
Fonte: DCMais
Créditos da Imagem: ktsdesign para Depositphotos/Portal do Trânsito