A Tecnologia BIM pode melhorar as compras públicas. Foi o que afirmou o engenheiro civil, Fernando Schettini, em entrevista no RCD Cidades - o programa de entrevistas da Rede Cidade Digital (RCD), conduzido pelo diretor José Marinho, nesta quinta-feira (11).
Veiculado ao vivo pela TVRCD, o programa reuniu gestores de mais de 90 Prefeituras, além profissionais do setor privado interessados no tema. Eles puderam tirar dúvidas ao vivo com o convidado.
Assista na íntegra: https://youtube.com/live/wCd9jw_pEjs
Segundo o especialista, a tecnologia BIM, que passou a ser exigida em projetos governamentais a partir da nova Lei de Licitações (14.133/2021), permitirá uma contratação de compras públicas de forma mais inteligente, potencializando a tomada de decisão e permitindo uma melhor fiscalização de obras públicas, seja no setor de projetos, obras, manutenção ou operação de serviços.
"O BIM surge como ferramenta para potencializar o setor de projetos, de estudo de viabilidade de novos empreendimentos públicos, assim como ele pode apoiar a fiscalização de obras".
O engenheiro destaca que o BIM vai impactar diretamente na economia do recurso público
"Você vai conseguir gerar produtos compatibilizados, coisa que a gente tem uma dificuldade tremenda dentro do setor público - não é pela contratação particularizada como acontece no setor privado. Pela própria forma com que a gente contrata, não vem especificado no edital esse tipo de ação. Então, essa padronização permite que o setor público faça contratações melhor e de uma forma mais econômica".
Ainda de acordo com o engenheiro, o primeiro passo para aplicação do BIM nas Prefeituras é a centralização de informações, além da estruturação de um setor, contratação de software, treinamento, equipamento e nomeação de profissionais.
Confira aqui entrevista na íntegra
Autor:
Sharlene Sarti
Fonte:
Rede Cidade Digital