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Uberlândia ganha reconhecimento nacional como cidade inteligente

Inovações foram apresentadas a gestores públicos nesta terça-feira (15) durante o Webinar das Cidades Digitais do Triângulo Mineiro; Confira abaixo

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O planejamento e os investimentos em tecnologia realizados pela prefeitura de Uberlândia, no Triângulo Mineiro, nos últimos anos, foram fundamentais para a gestão municipal, o relacionamento com a população e o auxílio de empresários e prestadores de serviços da cidade no período da pandemia. Com ferramentas e suporte adequados e funcionalismo público capacitado, as ações do Executivo estão sendo reconhecidas em âmbito nacional.

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Prova disso é que, em 2020, o município se tornou o único do País a figurar, ao mesmo tempo, entre os 10 primeiros nos rankings nacionais “Serviços de Cidades Inteligentes e “Cidade Amiga da Internet”, divulgados pelo Sindicato Nacional das Empresas de Telefonia, Serviço Móvel Celular e Pessoal (Sinditelebrasil) e a consultoria Teleco.

Conforme o levantamento, as cidades amigas da internet são aquelas que mais estimulam a conectividade, com leis modernas e sem burocracia nos processos de licenciamento para a instalação de antenas e infraestrutura de telecomunicações. Com isso, a expansão das redes é feita na mesma velocidade do aumento da demanda. Assim ganham todos: o município e a população.

Entre os 100 maiores municípios brasileiros em população, Uberlândia apareceu em segundo lugar, ficando atrás apenas de São José dos Campos (SP).

Já o ranking de Serviços de Cidades Inteligentes avaliou estes mesmos 100 municípios que estão ofertando serviços considerados inteligentes ao cidadão usando os meios digitais, como internet e celular. 

A cidade do Triângulo apareceu em terceiro lugar, à frente de capitais como Fortaleza (CE), Belo Horizonte, Rio de Janeiro (RJ), Porto Alegre (RS) e São Paulo (SP). Na primeira posição ficou Santo André (SP) e Recife (PE).

Além da segunda posição na lista de estímulo à conectividade, a cidade também apareceu em sexto lugar na oferta de serviços digitais.

De acordo com o prefeito Odelmo Leão, desde o início da administração, o trabalho do Executivo municipal tem sido constante no sentido de retomar a credibilidade da administração pública, atender a população nas áreas prioritárias e impulsionar a economia da cidade. Neste sentido, a modernização dos serviços públicos e da infraestrutura foram alguns dos caminhos adotados para oferecer soluções práticas à população.

“Isso inclui a informatização de muitos processos sob a responsabilidade da prefeitura, disponibilização de serviços por meio de aplicativos para smartphones e a adoção de políticas como a implementação do sistema de telegestão na iluminação pública (com a troca dos pontos de luz por lâmpadas de LED) e dos semáforos inteligentes, que já estão possibilitando maior segurança e agilidade”, explicou.

SOLUÇÕES SÃO IMPRESCINDÍVEIS EM TEMPOS DE COVID

Muitas soluções foram desenvolvidas e implementadas em Uberlândia, mesmo antes da chegada do novo coronavírus ao País, segundo o diretor-presidente da empresa pública municipal Processamento de Dados de Uberlândia (Prodaub), Reginaldo Mendes. Nos últimos meses, com as medidas de distanciamento social em combate à doença, essas soluções tornaram-se ainda mais imprescindíveis ao dia a dia da população.

São vários os exemplos que podem ser citados e que impulsionaram o desempenho de Uberlândia. Conforme Mendes, a oferta de recursos digitais vem crescendo ano a ano, de maneira que os moradores tenham facilidade e celeridade no atendimento junto à administração municipal. Hoje, o número de opções disponíveis passa de 70 e o usuário encontra alternativas em site, aplicativos para smartphones e WhatsApp.

“O próprio site oficial do município foi aprimorado em 2019 para ser mais interativo e oferecer novas funcionalidades que foram fundamentais nos últimos meses, já que a máquina pública não parou de funcionar”, explicou.

No novo formato, o usuário encontra praticidade para requisitar demandas e acompanhar atividades diversas. “Há opções para encontrar informações, agendar atendimentos e conferir dados importantes, como escala médica nas unidades de saúde, trajeto das linhas do transporte público, emissão de guias, registro de reclamações e sugestões, acompanhamento das contas públicas, entre outros”, completou.

Por meio de aplicativos de mensagem, é possível requisitar contas, históricos e solicitar serviços de diversos órgãos. O usuário ainda consegue emitir boletos e consultar serviços e produtos oferecidos por empreendedores da cidade que se cadastram na lista dentro do programa de estímulo à economia “Mais Negócio”.

Além disso, cinco aplicativos para smartphones funcionam como diferenciais da cidade: “Saúde+Uberlândia” (com informações sobre unidades de saúde), “Salve Maria” (de apoio a mulheres em situação de violência), “UDI Sem Dengue” (para denúncias sobre focos do mosquito), “Mãe Uberlândia” (plataforma de suporte a gestantes) e “Ecobonuz” (voltado a usuários do transporte público).

Foto Crédito: Cleiton Borges / Secretaria de Governo e Comunicação


Fonte: Diário do Comércio

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