Ir para conteúdo

UEMA desenvolve aplicativo para mapear aglomerações no Maranhão

Software colaborativo permitirá que usuários comuns possam "denunciar" pontos de aglomerações no Estado.

Maranhão

OUÇA O ÁUDIO

Uma equipe de professores do do Departamento de Engenharia de Computação, da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), trabalha no desenvolvimento de um aplicativo para gestão de filas no estado. Através do app, o usuário poderá informar as condições de aglomeração em locais que estiver visitando. Dessa forma, através do aplicativo, outros usuários poderão consultar se endereços estão cheios ou vazios, antes de sair de casa.

A equipe é composta pelos professores Pedro Brandão, Marcelo Vidigal, Reinaldo de Jesus e Antônio Jacob. O aplicativo, que ainda está em fase de desenvolvimento, pode ser muito útil na atual crise sanitária que o país enfrenta por permitir o monitoramento dos locais mais procurados, locais de aglomeração, mobilidade social e outras informações obtidas através do relato dos usuários.

Em virtude da pandemia do novo coronavírus (Covid-19), a necessidade de isolamento social com objetivo de evitar aglomerações é uma das principais orientações da Organização Mundial da Saúde (OMS) no combate à propagação do vírus.

“Este aplicativo, com essas características, onde qualquer pessoa poderá sinalizar locais aglomerados, é de fundamental importância nos tempos atuais. É uma ferramenta auxiliar durante toda a passagem da pandemia”, explicou o professor Pedro Brandão, diretor do curso de Engenharia de Computação.

O software, que está sendo desenvolvido pela equipe da UEMA, ainda não possui nome definido ou data oficial de lançamento, mas deve ser disponibilizado gratuitamente nas lojas virtuais de telefones Android/iOS nas próximas semanas. 

IMAGEM: Moradores caminham livremente em pleno lockdown em São Luís — Foto: Adriano Soares/G1

 


Fonte: G1 MA

COMPARTILHE

Rede Cidade Digital

Rua Marechal Deodoro 252 - Centro

CEP: 80.010-010

Telefone: (41)3015-6812

caracteres restantes