Ir para conteúdo

UPA de Campo Largo (PR) implementa projeto-piloto de Teleatendimento

Nova modalidade funcionará com a mesma qualidade e segurança dos atendimentos já prestados na modalidade presencial

campolar

OUÇA O ÁUDIO

Para otimizar o fluxo da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e diminuir o tempo de espera da população, uma médica foi contratada via concurso público (40h) exclusivamente para o teleatendimento em Campo Largo.

Neste momento, onde as UPAs estão extremamente sobrecarregadas, todos os municípios estão buscando estratégias para tentar diminuir o tempo de espera. Segundo a atual direção da UPA 24h, trata-se de uma ampliação estratégica no quadro de médicos sem necessidade de aumentar a estrutura física da UPA. Além disso, o modelo poderá ser ampliado, expandindo para as unidades com atendimento de especialidades.

COMO FUNCIONA - A nova modalidade de atendimento, funcionará garantindo a mesma qualidade e segurança nos atendimentos já prestados. O usuário continua passando pela classificação de risco. A partir daí, é ofertada a telessaúde àqueles que atendem aos critérios: casos com sintomas leves e sem a necessidade imediata de exame físico e pessoas de 13 a 60 anos. Com o aceite do paciente ou do responsável, ele é encaminhado à cabine de teleconsulta.

Ao finalizar o atendimento, paciente recebe a prescrição médica, orientações e declarações, bem como atestados. A retirada de medicações ocorre de forma imediata na farmácia da unidade.

TENDÊNCIA MUNDIAL - De acordo com a diretoria clínica da UPA o teleatendimento em Saúde é uma tendência mundial, sendo reconhecido por Conselhos de Medicina, Psicologia e Odontologia no Brasil, Ministério da Saúde e órgãos jurídicos federais que já deferiram notas favoráveis à modalidade.

ATENDIMENTO - Quem faz parte deste atendimento pioneiro no município é a médica Beatriz Leopoldo Lomba. Ela conta que a videoconsulta pode ser tão humanizada quanto uma consulta física. “Eu tento avaliar quais são as queixas do paciente e ouvi-lo de forma tranquila e sem pressa. Vendo a necessidade de um exame físico pessoal, vamos reclassificá-lo e ele será atendido de outra forma”, explica. As videoconsultas acontecem na UPA 24h de Campo Largo de segunda a sexta, das 08h às 12h e das 13h às 17h. Nos demais dias e horários não há a oferta da modalidade aos pacientes que se encaixam nos critérios e eles são atendidos na consulta tradicional.

Créditos da Imagem: Taianá Martinez (SMCSeTI)
Fonte: G1 Globo


COMPARTILHE

Rede Cidade Digital

Rua Marechal Deodoro 503 - Centro

CEP: 80.020-320

Telefone: (41)3015-6812

caracteres restantes