Ir para conteúdo

Uso obrigatório de BIM nas Prefeituras pode melhorar compras públicas

RCD Cidades: especialista tira dúvidas ao vivo dos gestores do país no programa de entrevistas da Rede Cidade Digital

rcd11

OUÇA O ÁUDIO

A tecnologia BIM, que passou a ser exigida em projetos governamentais a partir da nova Lei de Licitações (14.133/2021), é o tema do próximo RCD Cidades – o programa de entrevistas da Rede Cidade Digital (RCD), conduzido pelo diretor José Marinho, marcado para o dia 11 de abril, às 10 horas, pela TVRCD – o canal oficial da iniciativa no Youtube. 

Segundo o engenheiro civil, Fernando Schettini,a ferramenta pode ajudar o setor públicona redução de custos, já que permitirá uma contratação de compras públicas de forma mais inteligente, potencializando a tomada de decisão e permitindo uma melhor fiscalização de obras públicas. “O BIM é estruturar cadernos e recomendações para que o setor de licitação faça compras mais assertivas, seja de projeto, obras, manutenção ou operação. O BIM potencializa a capacidade de simular novos cenários, possibilitando que eu faça vários testes em cima de um projeto”, explica Schettini, destacando que a digitalização de setores como Arquitetura e Urbanismo vai impactar positivamente na gestão de uma cidade. 

Segundo o especialista e convidado do RCD Cidades, a utilização da tecnologia BIM na esfera pública requer a estruturação de um setor, contratação de software, treinamento, equipamento e nomeação de profissionais. “Tem todo um arranjo político social. O BIM é uma palavra de um conjunto de ações. Juntamente com os setores de Planejamento Urbano e de TI, esse setor de construção digital permite organizar a casa para que eu possa prever situações. Ele pode potencializar a tomada de decisões de um prefeito”, frisa. “É muito importante que esse mundo de BIM não fique fadado ao mundo virtual, deslocada da engenharia e arquitetura. É extremante importante que esse núcleo de inovação também possa provocar o setor acadêmico para fazer testes práticos que gerem economia”, completa o engenheiro. 

Para participar ao vivo do RCD Cidades, é preciso inscrever-se gratuitamente pela plataforma https://sympla.com.br/rcd. “Os gestores poderão tirar dúvidas ao vivo com o entrevistado. O objetivo do RCD Cidades é trazer informações que auxiliem o processo de inovação nos municípios, que promovam a transformação digital das administrações públicas e melhorem a qualidade de vida das pessoas”, afirma o diretor da RCD, José Marinho. 

Sobre a Rede Cidade Digital – A RCD, em parceria com Prefeituras e Associações de Municípios, eventos gratuitos para prefeitos, gestores e vereadores pelo país, como forma de levar conhecimento sobre como utilizar as novas tecnologias da informação e comunicação no aprimoramento dos serviços públicos.

Além dos Fóruns e Congressos de Cidades Digitais e Inteligentes realizados pelo país, a RCD inovou durante a pandemia com a promoção de eventos online para as Prefeituras. Prefeitos e gestores de mais 2.400 prefeituras, em 23 Estados, já participaram dos encontros virtuais para troca de experiências e apresentação de ações que visam tornar as cidades mais conectadas, eficientes e inteligentes. O acervo completo sobre como as cidades brasileiras investem na modernização dos serviços públicos está disponível na TVRCD.


Serviço:

RCD Cidades
Tecnologia BIM, Obras Públicas e nova Lei de Licitação

11/04, às 10h – ao vivo e online
Inscrições gratuitas: https://www.sympla.com.br/rcd
Informações pelo imprensa@redecidadedigital.com.br ou pelo WhatsApp (41) 3015-6812

Autor: Sharlene Sarti
Fonte: Rede Cidade Digital

COMPARTILHE

Rede Cidade Digital

Rua Marechal Deodoro 503 - Centro

CEP: 80.020-320

Telefone: (41)3015-6812

caracteres restantes