Ir para conteúdo

Valinhos receberá prêmio pelo programa "Olho Vivo" no Fórum de Cidades Digitais e Inteligentes

Município foi selecionado para receber o título de Prefeitura Inovadora 2024. Evento acontece no dia 10 de julho, em Jaguariúna

valinhos

OUÇA O ÁUDIO

A Prefeitura de Valinhos receberá o título de Prefeitura Inovadora 2024 pela implementação do Programa ‘Olho Vivo’ no município. A honraria será entregue durante o Fórum de Cidades Digitais e Inteligentes da Região Metropolitana de Campinas que acontece no dia 10 de julho, na Unifaj, em Jaguariúna. O evento é uma parceria entre a Rede Cidade Digital (RCD) e a Prefeitura de Jaguariúna.

O Programa Olho Vivo é uma iniciativa pioneira do município de Valinhos que ganhou destaque nacional ao integrar todas as corporações policiais - Guarda Municipal, Polícia Militar e Polícia Civil – utilizando alta tecnologia e inteligência artificial. “São mais de mil equipamentos de monitoramento, com imagens disponibilizadas em tempo real no nosso Centro de Operações e Inteligência (COI). O COI ainda permite a integração de informações com outras 34 cidades do Estado de São Paulo que também utilizam o mesmo conceito digital de segurança pública”, contou o Secretário de Tecnologia e Qualidade de Valinhos, Fábio Medeiros.

Outra novidade do sistema foi a criação e disponibilização do aplicativo ‘Alô GCM’. “É um aplicativo para atendimento de deficientes auditivos que precisam entrar em contato com a GCM, em função de ocorrência ou situação. Dá mais liberdade para que possam se comunicar conosco de forma rápida e efetiva”, acrescentou Medeiros.

Pelos investimentos inteligentes na segurança pública, o secretário ressalta que Valinhos hoje é considerada a terceira cidade mais segura do Brasil. “Enquanto o Estado de São Paulo registrou 5,72 homicídios para cada 100 mil habitantes em 2023, em Valinhos o índice foi sete vezes menor: 0,79 a cada 100 mil habitantes. Foi a menor taxa nos últimos dez anos”, disse Medeiros, que será um dos painelistas do Fórum de Cidades Digitais e Inteligentes de Jaguariúna. O case de sucesso de Valinhos será apresentado às 11h25.

As inscrições são gratuitas para servidores públicos, universidades, entidades e vereadores e devem ser feitas pelo https://www.sympla.com.br/rcd.

Para a seleção e o reconhecimento das Prefeituras Inovadoras, são considerados diversos fatores, entre eles a utilização da tecnologia de forma estratégica na gestão pública, como forma de melhorar a prestação de serviços e qualidade de vida do munícipe, e o impacto positivo no desenvolvimento das cidades.

Além de modelos implantados nos municípios, os gestores terão acesso às soluções disponíveis pela Sonner, iZeus e Portal de Compras Públicas.

Serviço:
Fórum de Cidades Digitais e Inteligentes da Região Metropolitana de Campinas

10 de julho de 2024 – Jaguariúna
Local: Unifaj - Rua Amazonas, 504- Jardim Dom Bosco | Jaguariúna (SP)
Início: Das 8h às 17h
Inscrições gratuitas para servidores públicos: https://www.sympla.com.br/rcd
Informações pelo imprensa@redecidadedigital.com.br ou pelo WhatsApp (41) 3015-6812
Créditos da Imagem: Michel Lodis (PMV)

Autor: Evelin Moreira
Fonte: Rede Cidade Digital

COMPARTILHE

Rede Cidade Digital

Rua Marechal Deodoro 503 - Centro

CEP: 80.020-320

Telefone: (41)3015-6812

caracteres restantes