Ir para conteúdo

Webinar das Cidades Digitais da Grande Vitória reúne 60 Prefeituras

Encontro virtual compartilha tecnologias utilizadas em Vitória, Cariacica e Serra. Levantamento feito pela Rede Cidade Digital revela que 67% dos municípios da região têm novos prefeitos eleitos, reforçando o desafio da nova gestão municipal em investir na transformação digital dos serviços públicos

Painel Vitória

OUÇA O ÁUDIO

Investir na transformação digital dos serviços públicos é uma necessidade crescente para prestar um atendimento adequado à população. No Espírito Santo, as Prefeituras de Vitória, Cariacica e Serra mostram que o futuro para desenvolver as localidades passa pela inovação. Durante o Webinar das Cidades Digitais da Grande Vitória, na manhã desta terça-feira (27), as ações em andamento nos municípios foram apresentadas no encontro virtual que reuniu servidores de 60 Prefeituras.

 “Se antes a tecnologia era importante, agora é essencial. Além dos desafios de início de gestão, os novos administradores enfrentam uma pandemia que exige novas formas de relacionamento entre cidade e cidadão. Dos 46 municípios convidados diretamente para este evento, em 31 há novos prefeitos eleitos, uma renovação de quase 70%. Por isso a importância de levarmos conhecimentos e informações que possam subsidiar a implantação de políticas públicas nas cidades”, ressalta o diretor da Rede Cidade Digital (RCD), José Marinho, no primeiro evento da iniciativa com gestores do Espírito Santo.

Ao todo, os encontros virtuais já reuniram prefeitos, gestores e servidores de mais de 1.700 Prefeituras, em 10 Estados (PR, RS, SC, SP, MG, MS, BA, PE, RJ e ES), para a troca de experiências e apresentação de ações que visam tornar as cidades mais conectadas, eficientes e inteligentes. “O caminho é sem volta. Cada dia a gente tem que estar mais conectado, mais digital, mais humano e mais inteligente. A gente buscar essas soluções junto a vocês é muito importante", disse a presidente da Companhia de Desenvolvimento, Inovação e Turismo de Vitória, Camila Dalla.

Segundo ela, a capital do Estado, considerada uma das melhores cidades para se fazer negócios no país, prepara uma série de ações para o desenvolvimento de novas tecnologias. “A ideia é fazer bastante inovação aberta e tudo para estimular a cultura, a vocação empreendedora e inovativa do lugar. Vamos organizar algumas chamadas de governo para resolver alguns dos nossos problemas também”, contou a presidente da CDTIV.

Pela primeira vez também o Webinar RCD trouxe as possibilidades de capacitações dos servidores municipais, voltadas para fomentar as cidades inteligentes, da Escola Nacional de Administração Pública (ENAP). “Não se faz transformação digital sem uma boa governança de dados. Temos um conjunto de mais de 240 cursos e uma agenda de trabalho por trás disso aqui muito forte para ajudar a transformação digital do serviço público e, claro, do cidadão”, disse o diretor de Desenvolvimento Profissional da ENAP, Paulo Marques.

No município de Serra, o superintendente do Gabinete Digital da Prefeitura Municipal da Serra, Kleyson Musso, comentou que um dos principais desafios é justamente transformar a cultura analógica para o digital. “O objetivo de governo é principalmente melhorar a qualidade de vida da população serrana, desenvolver ações que fomente a criatividade e o empreendedorismo na Serra, transformar também em uma cidade inteligente e inovadora e principalmente planejar a cidade para as próximas décadas”, observou Musso, destacando a adoção de um novo modelo de trabalho na Prefeitura onde o setor de Tecnologia da Informação passa a ser estratégico na administração municipal.

Cariacica é outro município da região que investe na informatização dos serviços públicos. O subsecretário de Tecnologia da Informação da Prefeitura de Cariacica, Teófilo Dias, cita diversas ações em andamento, entre elas o uso de plataformas para o ensino remoto, a tramitação de documentos de forma eletrônica e o agendamento online.  

De acordo com ele, Cariacica, com mais de 380 mil habitantes, está no ranking dos municípios que mais tem aplicado vacina contra a covid-19 no Espírito Santo. “Pra gente seria impossível vacinar toda essa população mantendo o distanciamento, tudo que temos que fazer para minimizar a proliferação dessa doença, se não tivesse um agendamento online”, enalteceu o subsecretário de TI. “Transformação digital não é algo fácil, simples de implementar, mas algo necessário”, completou Dias.

O Webinar das Cidades Digitais da Grande Vitória, apresentado pela jornalista Valdireni Alves, teve a parceria da S. Clara Comunicação, ClipEscola, Compras BR, AX4B e Agência Divulga.

Confira o evento na íntegra:

https://youtu.be/txyYVSgmV-o

 

 

Autor: Sharlene Sarti
Fonte: Rede Cidade Digital

COMPARTILHE

Rede Cidade Digital

Rua Marechal Deodoro 252 - Centro

CEP: 80.010-010

Telefone: (41)3015-6812

caracteres restantes