Prefeitos e gestores de mais de 40 municípios participaram na manhã desta terça-feira (14) do Webinar das Cidades Digitais da Região de Maceió e Leste Alagoano para tratar de inovação e desenvolvimento das localidades a partir do investimento em tecnologia.
Foi o primeiro evento online promovido pela Rede Cidade Digital (RCD) em Alagoas, iniciativa que já reuniu somente durante a pandemia prefeitos e gestores de mais de 2 mil Prefeituras, em outros 12 Estados (PR, RS, SC, SP, MG, MS, BA, RJ, PE, ES, MT e CE), para troca de experiências e apresentação de ações que visam tornar as cidades mais conectadas, eficientes e inteligentes. “O que a RCD busca é trazer informações e conhecimentos que possam ajudar a solucionar as dificuldades que as Prefeituras enfrentam. Não dá mais para se administrar uma máquina pública sem a questão da telefonia, a conectividade, o contato entre as pessoas”, frisou o diretor da RCD, José Marinho.
O encontro virtual, apresentado pela jornalista Valdireni Alves, contou com a participação da Coordenadora-geral de Projetos de Infraestrutura para Telecomunicações do Ministério das Comunicações, Daniela Schettino, que trouxe detalhes de projetos como o Cidades Conectadas e Nordeste Conectado, desenvolvidos em parceria com a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) e visam a implantação de redes de fibra óptica nos municípios. “Tem um projeto grande para o Estado do Alagoas e recursos de emendas parlamentares podem ser utilizados para implantação”, informou a coordenadora.
Representante da Associação dos Municípios Alagoanos (AMA) no evento, o prefeito de Capela, Adelminho Calheiros, destacou a importância das Prefeituras investirem em cidades digitais. “É um caminho sem volta. Para nós prefeitos é muito importante essa comunicação com a população. A rapidez dessas informações faz com que a gente tome as melhores decisões”, comentou o prefeito.
Tecnologias nas Cidades - Em São Luís do Quitunde, a prefeita Fernanda Cavalcanti citou a disponibilização de wi-fi gratuito em praças da cidade e a implantação do prontuário eletrônico na Saúde, aliado ao uso de tablets pelos agentes de saúde para coleta de dados. “Facilitando o compartilhamento dessas informações entre os profissionais de saúde, as unidades e a Secretaria Municipal. Temos trabalhado bastante nesse caminho da digitalização”, disse a prefeita.
Matriz de Camaragibe também vem investindo na informatização dos serviços. Segundo a Procuradora Geral, Isis Bismarck, o município busca a implantação do serviço 156 para facilitar a comunicação com a população e o recebimento de demandas. “Trazendo para a gestão situações que são cotidianamente vivenciadas pela população”, argumenta Isis.
Ainda de acordo com ela, a proposta prevê a integração entre central telefônica, portal e aplicativo, que pretende proporcionar um atendimento mais célere e eficaz. “Todos os setores para funcionar de forma adequada precisam de tecnologia”, completou a Procuradora.
Na capital Maceió, o secretário do Gabinete de Governança e Presidente do Conselho de Ciência, Tecnologia e Inovação da Prefeitura de Maceió, Antonio Carvalho, destaca que a gestão municipal tem focado em ações de inovação aberta, buscando reunir poder público, universidades e iniciativa privada na busca de soluções para os problemas da cidade. “E a pandemia fez a gente perceber o tanto que é importante esse processo de transformação digital. A gente tem feito diversas conversas, um plano de cidade inteligente que engloba a parte de tecnologia da informação, o plano diretivo de TI também, para justamente orientar essas ações de forma integrada”, ressaltou o secretário.
O Webinar das Cidades Digitais da Região de Maceió e Leste Alagoano teve a parceria da S. Clara Comunicação e IMAP e CBA ITYHY Inteligência em Saúde Pública; com apoio da Associação dos Municípios Alagoanos (AMA).
Confira o evento na íntegra:
https://youtu.be/zRONawbdvLg
Autor:
Sharlene Sarti
Fonte:
Rede Cidade Digital