Ir para conteúdo

Webinar das Cidades Digitais da Região de Maceió e Leste Alagoano reúne mais de 40 Prefeituras

Prefeituras de Maceió, Matriz de Camaragibe e São Luís do Quitunde compartilham ações tecnológicas. Municípios podem implantar redes de fibra óptica por meio de emendas parlamentares, diz coordenadora de Infraestruturas do Ministério das Comunicações no encontro virtual

Painel Maceió final

OUÇA O ÁUDIO

Prefeitos e gestores de mais de 40 municípios participaram na manhã desta terça-feira (14) do Webinar das Cidades Digitais da Região de Maceió e Leste Alagoano para tratar de inovação e desenvolvimento das localidades a partir do investimento em tecnologia.

Foi o primeiro evento online promovido pela Rede Cidade Digital (RCD) em Alagoas, iniciativa que já reuniu somente durante a pandemia prefeitos e gestores de mais de 2 mil Prefeituras, em outros 12 Estados (PR, RS, SC, SP, MG, MS, BA, RJ, PE, ES, MT e CE), para troca de experiências e apresentação de ações que visam tornar as cidades mais conectadas, eficientes e inteligentes. “O que a RCD busca é trazer informações e conhecimentos que possam ajudar a solucionar as dificuldades que as Prefeituras enfrentam. Não dá mais para se administrar uma máquina pública sem a questão da telefonia, a conectividade, o contato entre as pessoas”, frisou o diretor da RCD, José Marinho.

O encontro virtual, apresentado pela jornalista Valdireni Alves, contou com a participação da Coordenadora-geral de Projetos de Infraestrutura para Telecomunicações do Ministério das Comunicações, Daniela Schettino, que trouxe detalhes de projetos como o Cidades Conectadas e Nordeste Conectado, desenvolvidos em parceria com a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) e visam a implantação de redes de fibra óptica nos municípios. “Tem um projeto grande para o Estado do Alagoas e recursos de emendas parlamentares podem ser utilizados para implantação”, informou a coordenadora. 

Representante da Associação dos Municípios Alagoanos (AMA) no evento, o prefeito de Capela, Adelminho Calheiros, destacou a importância das Prefeituras investirem em cidades digitais. “É um caminho sem volta. Para nós prefeitos é muito importante essa comunicação com a população. A rapidez dessas informações faz com que a gente tome as melhores decisões”, comentou o prefeito.

Tecnologias nas Cidades - Em São Luís do Quitunde, a prefeita Fernanda Cavalcanti citou a disponibilização de wi-fi gratuito em praças da cidade e a implantação do prontuário eletrônico na Saúde, aliado ao uso de tablets pelos agentes de saúde para coleta de dados. “Facilitando o compartilhamento dessas informações entre os profissionais de saúde, as unidades e a Secretaria Municipal. Temos trabalhado bastante nesse caminho da digitalização”, disse a prefeita.

Matriz de Camaragibe também vem investindo na informatização dos serviços. Segundo a Procuradora Geral, Isis Bismarck, o município busca a implantação do serviço 156 para facilitar a comunicação com a população e o recebimento de demandas. “Trazendo para a gestão situações que são cotidianamente vivenciadas pela população”, argumenta Isis.

Ainda de acordo com ela, a proposta prevê a integração entre central telefônica, portal e aplicativo, que pretende proporcionar um atendimento mais célere e eficaz. “Todos os setores para funcionar de forma adequada precisam de tecnologia”, completou a Procuradora.

Na capital Maceió, o secretário do Gabinete de Governança e Presidente do Conselho de Ciência, Tecnologia e Inovação da Prefeitura de Maceió, Antonio Carvalho, destaca que a gestão municipal tem focado em ações de inovação aberta, buscando reunir poder público, universidades e iniciativa privada na busca de soluções para os problemas da cidade. “E a pandemia fez a gente perceber o tanto que é importante esse processo de transformação digital. A gente tem feito diversas conversas, um plano de cidade inteligente que engloba a parte de tecnologia da informação, o plano diretivo de TI também, para justamente orientar essas ações de forma integrada”, ressaltou o secretário.

O Webinar das Cidades Digitais da Região de Maceió e Leste Alagoano teve a parceria da S. Clara Comunicação e IMAP e CBA ITYHY Inteligência em Saúde Pública; com apoio da Associação dos Municípios Alagoanos (AMA).

Confira o evento na íntegra:

https://youtu.be/zRONawbdvLg

 

 

Autor: Sharlene Sarti
Fonte: Rede Cidade Digital

COMPARTILHE

Rede Cidade Digital

Rua Marechal Deodoro 252 - Centro

CEP: 80.010-010

Telefone: (41)3015-6812

caracteres restantes