Em uma sociedade cada vez mais acelerada e prática, processos burocráticos podem acabar consumindo tempo desnecessário da população. Pensando em facilitar o acesso a serviços públicos como emissão de guias de IPTU, certidões, consulta de processos administrativos e resultados de licitações, a Prefeitura Municipal de Timbó (SC) lançou no último mês o programa Simplifica Timbó. Oferecendo atendimento para solicitações municipais, estaduais e também federais, o projeto conta com atendimento on-line e também em espaço físico.
O Simplifica Timbó é um programa inovador e pioneiro - o município é o terceiro do país a implementar esse sistema - que economiza dinheiro dos cofres públicos e tempo dos cidadãos. É um novo modelo de atendimento que oferece em um ambiente digital e físico mais de 500 tipos de serviços públicos com eficiência, qualidade e rapidez.
Segundo a administração pública, "o programa busca oferecer todos os serviços em um único local de fácil acesso, pelo telefone e Whatsapp de forma consistente e padronizada, reforçando o compromisso entre gestores públicos e cidadãos".
Essa prestação de serviços virou a “porta única” para a Prefeitura. Para entender mais sobre o programa, Ronny Fey, consultor do Projeto Centrais de Atendimento da FAEPESUL (Fundação de Apoio à Educação, Pesquisa e Extensão da Unisul), destaca três vantagens principais:
Comodidade
Com o atendimento por telefone e virtual, o cidadão não precisa mais se deslocar pela cidade para realizar suas solicitações ou pedidos. Hoje o Simplifica Timbó oferece 400 serviços do município e 100 serviços de seus parceiros, incluindo, Estado e União.
Mas também Celesc, INSS, Demutran, Receita Federal, Sine, Junta Militar, Carteira de Trabalho, Citran, Carteira de Identidade, Samae, Obras, Agricultura, Planejamento, Corpo de Bombeiros Militar, Meio Ambiente, Tributário, Sala do Empreendedor, Unidade de Conciliação, Procon.
Mas é importante ressaltar que, caso haja a necessidade, o espaço físico também conta com atendimento completo de serviços, com 40 estagiários disponíveis para oferecer o suporte necessário para população, preservando a segurança de todos e mantendo a qualidade do serviço.
Agilidade
Com a centralização do atendimento, o cidadão possui mais agilidade, evitando deslocamento desnecessário por órgãos, secretarias, parceiros integrados, etc. Dessa forma, a comunidade acaba também economizando tempo e combustível. Tudo pode ser feito pelo site ou por WhatsApp.
Além de ter informações precisas e detalhadas, inclusão de serviços de resolução imediata e, principalmente, celeridade nas respostas com acompanhamento nos prazos dos processos abertos.
A Prefeitura de Timbó estará controlando e monitorando esses prazos através de um sistema de gestão de atendimento, o qual permitirá uma ação proativa da administração pública na resposta ao cidadão.
Economia
O Simplifica Timbó proporcionará uma economia para a administração pública, tendo em vista a redução de gastos com aluguéis de vários espaços, além de contas com água, luz, links de internet, entre outros gastos operacionais.
A estrutura também trará mais economia aos cofres públicos ao contratar estagiários treinados. Sem contar que irá trazer a oportunidade do primeiro emprego a muitos jovens, melhorando a renda e as condições de vida de muitas famílias.
Considerada uma iniciativa pioneira no Brasil, o Simplifica Timbó coloca o município catarinense no mapa das “cidades digitais”. E quem mais se beneficia disso é o cidadão, que agora dispõe de um canal único para acessar mais de 500 serviços com comodidade, agilidade e economia.
Foto Foto: R2 Imagens
Fonte:
Prefeitura Municipal de Timbó