Já se foi o tempo em ue celular servia apenas para fazer ligação e enviar mensagens. Os aparelhos cada vez mais tecnológicos colocam na palma das mãos a possibilidade de utilizar os smartphones como ferramenta com aplicações diversas. Masa grande questão é que boa parte dessas funçõews precisam de acesso à internet, e por isso é comum quando se chega em um lugar ouvir, e até mesmo fazer a pergunta: poderia me falar a senha do wi-fi?
Em Governador Valadares a realidade não é diferente, mas para quem deseja ficar mais conectado sem gastar os pacotes de dados de celular, existe uma alternativa: Locais que permitem acesso à internet grátis. Para isso, foram instalados em diferentes espaços públicos da cidade pontos que possuem o sinal aberto de internet disponível para a população.
Até o momento quatro locais receberam a novidade: Praça dos Pioneiros, Estação Rodoviária, Estação Ferroviária (na Praça da Estação) e no Aeroporto. Segundo o diretor do Departamento de Informática da Prefeitura, Cláudio Marçal, a intenção desse projeto, que faz parte do programa Cidades Inteligentes, é expandir para outros pontos da cidade conectando a população ao acesso a internet. “Esse projeto é a internet nas praças que a gente estendeu para a estação rodoviária, ferroviária e aeroporto, dando mais comodidade ao cidadão quando estiver saindo ou chegando da cidade, um acesso gratuito para toda a população”.
Para ter acesso ao sinal de wi-fi é simples e prático: basta fazer um cadastro com algumas informações, que já é possível conectar o celular à rede, como explica Cláudio. “Esse cadastro é uma exigência dos órgãos reguladores, que você entra com o seu nome completo, o seu telefone, seu CPF e o seu e-mail. Então, todas as pessoas que navegam estão cadastradas. Feito o cadastro em qualquer um dos pontos, a partir daí você já loga automaticamente quando você chegar no ponto”, finaliza Marçal.
Fonte:
Univale News