Depois de Jundiaí ocupar a 21ª posição no ranking de cidades mais inteligentes e conectadas do Brasil, o prefeito Luiz Fernando Machado (PSDB) revelou que quer transformar o Jardim São Camilo e torná-lo o primeiro bairro 100% digital da cidade. O projeto, entretanto, deve ser realizado apenas em 2018.
"Precisamos ter o orçamento adequado para isso, mas é nossa prioridade para o próximo ano", afirma o prefeito. A intenção, em um primeiro momento, é que o bairro tenha wi-fi gratuito e de qualidade.
Luiz Fernando também projeta transformar Jundiaí em uma cidade cada vez mais digital em serviços, e para isso quer integrar sistemas de transporte - ônibus e semáforos inteligentes -, consultas médicas e até vagas em creche.
“O princípio de uma cidade conectada é ela estar composta por fibra ótica. Estamos buscando financiamento no BNDES (Banco Nacional do Desenvolvimento) para fechar esse cinturão e preparar a cidade para a inclusão digital”, afirmou o prefeito em entrevista ao JJ Regional. Ainda não há um prazo para que o projeto seja aprovado.
O prefeito quer acabar com o que chama de “descompasso entre sociedade e poder público”. Para Luiz Fernando, as cidades inteligentes fazem parte de um futuro não muito distante. “Cidade digital significa que a gestão pública deixa de ser analógica para ser digital. Os jovens hoje, independente do poder aquisitivo, estão conectados.”
Para o jundiaiense Emerson Assaf, a maior dificuldade atualmente é a qualidade da conexão nos postos de acesso à internet oferecidos pela prefeitura. “O sinal não funciona muito bem às vezes”, diz o consultor de empresas de 52 anos.
Adelino Gomes, de 37 anos, só utiliza o serviço para acessar redes sociais e pesquisas, pois afirma que “o celular é muito pequeno”. Carlos Tarabal, técnico em informática do Acessa Jundiaí, revela que os usuários precisam cada vez menos de ajuda para utilizar o sistema.
Conectada - A revista Exame publicou, esta semana, ranking das cidades mais conectadas e inteligentes do Brasil. Jundiaí figura na 21ª posição, atrás apenas de capitais e grandes cidades do Brasil. A pesquisa também foi realizada em 2016 e apontou a mesma colocação para o município.
Em 2017, São Paulo lidera a lista, seguida por Curitiba-PR e Rio de Janeiro-RJ, Belo Horizonte (MG) e Vitória (ES). No Estado de São Paulo, Jundiaí é a sétima mais bem classificada. Luiz Fernando Machado atribui a colocação ao investimento constante das administrações em tecnologia da informação.
O conceito de Smart Cities (Cidades Inteligentes) parte da premissa de conectar os setores públicos e privados. Utilizando a internet das coisas, o objetivo é integrar sistemas que facilitem a vida da população e diminuam o tempo de burocracia do cidadão, que gera uma economia mais competitiva, sustentabilidade e qualidade de vida. Nova York, nos Estados Unidos, por exemplo, foi considerada a cidade mais inteligente e conectada do mundo em 2017.
Via: Jornal de Jundiaí
Fonte:
Rede Cidade Digital