A Rede Cidade Digital (RCD) divulgou nesta sexta-feira (14) o mapa das cidades digitais de Mato Grosso, estado que agrupa 19 municípios com iniciativas e investimentos na área de tecnologia de informação e comunicação (TIC) e inclusão digital. São cidades como Comodoro, Guiratinga, Rondolândia e a capital Cuiabá que desenvolvem programas e projetos que visam à integração de serviços públicos e a acessibilidade da população à internet.
O governo estadual, por meio do programa MT Digital, busca o alinhamento da TI aos processos da administração pública, para melhorar a gestão centralizada dos serviços, reduzir custos e elevar a velocidade e qualidade de comunicação.
As cidades inseridas no mapa são definidas por meio de sistematização de dados tendo como base a pesquisa Perfil dos Municípios Brasileiros do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e informações de veículos oficiais de comunicação das prefeituras e governos estaduais. Os critérios para a indicação de cidade digital partem do princípio de que estes municípios atendam, no mínimo: o fornecimento de sinal de internet (Wi-Fi) gratuito para os cidadãos, em sua totalidade ou em determinada área; e/ou, disponibilidade de ferramentas e infraestrutura de governo eletrônico (e-gov), como serviços de atendimento via web ou ligação de órgãos e prédios públicos por meio de cabeamento óptico.
Se sua cidade é digital e não está presente no mapa, ou se gostaria de complementar/atualizar alguma informação de seu município, entre em contato pelo e-mail: contato@redecidadedigital.com.br.
Prefeituras podem se participar do Sistema UNI
Tanto as prefeituras das cidades presentes no mapa, quanto as que ainda não estão, podem participar do Sistema UNI presente no portal RCD. Servidores públicos que sejam responsáveis pelos programas de cidade digital de seus respectivos municípios, como secretários de tecnologia, técnicos de TI, servidores da área de planejamento urbano, administração e desenvolvimento tecnológico podem se cadastrar, gratuitamente, para participar dessa plataforma de interação entre gestores públicos, empresas fornecedoras de soluções tecnológicas e cidadãos para o desenvolvimento dos programas de cidades digitais.
Tornando-se um administrador de uma página de cidade, o servidor estará apto a gerenciar a página de seu município no Sistema UNI. Ele poderá cadastrar e editar informações que ficam visíveis para os demais usuários. Além disso, ele também poderá cadastrar toda a infraestrutura digital da sua cidade e buscar, por meio do sistema, empresas prestadoras de serviços tecnológicos para atender suas demandas.
Para conhecer melhor o Sistema UNI e/ou se cadastrar, clique aqui.
Autor:
Edelson Werlish
Fonte:
Rede Cidade Digital