Com o objetivo de se tornar uma cidade mais ecologicamente consciente e tecnológica, a prefeitura de Criciúma lançou no ano passado o programa ‘Criciúma Sustentável’, iniciativa que promoveu a aquisição de 100 carros elétricos, a construção de uma Usina Fotovoltaica e a instalação de lâmpadas LED na iluminação pública. O programa será reconhecido como “Projeto Inovador 2024” no 7° Congresso Catarinense de Cidades Digitais e Inteligentes que acontece nos dias 28 e 29 deste mês, em Camboriú.
O evento, promovido pela Rede Cidade Digital (RCD) em parceria com a Prefeitura de Camboriú, reunirá prefeitos, gestores, servidores e especialistas para abordar soluções e investimentos voltados para a transformação digital dos serviços públicos. O encontro acontece a partir das 08 horas no Ginásio Irineu Bornhausen.
Segundo o Diretor de Tecnologia da Informação da Prefeitura de Criciúma, Matheus Pacheco, as ações desenvolvidas por meio do programa Criciúma Sustentável têm gerado economia e eficiência energética ao município catarinense. “Pelos resultados positivos que alcançamos nos tornamos uma referência em questão de mobilidade elétrica e desenvolvimento consciente no setor público. Após seis meses de uso dos veículos elétricos, geramos uma economicidade de 240 mil reais, já que a nova frota não demanda combustível e requer menos manutenções. Já a respeito do projeto luminotécnico, dos 35 mil pontos de iluminação pública, já substituímos 12 mil pontos para iluminação LED, o que gerou aproximadamente 15% de redução da fatura pública”, destacou o diretor.
De acordo com Pacheco, a Usina Fotovoltaica Nikola Tesla, construída no Parque dos Imigrantes gera, mensalmente, 1MW de energia limpa que abastece as 63 escolas da rede municipal de ensino. “Após o primeiro mês da usina fotovoltaica, tivemos 103 mil reais de economia aos cofres públicos, que abate o valor correspondente as faturas das escolas do município, que é de 100 mil reais ao mês”, ressaltou Pacheco.
“Antes da incorporação desses projetos, o município não investia em energia sustentável com economicidade. Agora, mudamos a visão de que éramos os últimos a adquirir as novas tecnologias disponíveis no mercado e podemos dizer que somos uma prefeitura que investe em inovação”, completou o diretor.
Soluções para as cidades - Além de modelos implantados nos municípios, o público do encontro terá acesso às soluções disponíveis pela IGTECH, I4i - Intelligence Four innovation, eMaster, Conectaa Sistemas, Binär Tech, VoxCity, Flugo, Gove, Portal de Compras Públicas e Virtual Automação. O congresso tem o apoio institucional da Federação de Consórcios, Associações de Municípios e Municípios de Santa Catarina (FECAM) e das associações de municípios AMFRI, AMREC, AMURES, AMAUC, AMVALI, AMURC, AMERIOS, AMARP, AMESC, AMAVI, GRANFPOLIS, AMUNESC, AMNOROESTE e AMPLANORTE.
As inscrições são gratuitas para servidores públicos, vereadores, novos eleitos, universidades, entidades e vereadores e devem ser feitas pelo https://www.sympla.com.br/rcd.
Serviço:
7° Congresso Catarinense de Cidades Digitais e Inteligentes
Data: 28 e 29 de novembro de 2024
Horário: a partir das 08hs
Local: Ginásio de Esportes Irineu Bornhausen | Camboriú (SC)
Inscrições gratuitas para servidores públicos, entidades e universidades: https://www.sympla.com.br/rcd
Informações via WhatsApp: (41) 3015-6812 ou pela imprensa@redecidadedigital.com.br
Autor: Evelin Moreira
Fonte: Rede Cidade Digital (RCD)
Créditos da Imagem: Mais Sul